sexta-feira, 4 de junho de 2010

Motel e sua história


Significado

É a combinação das palavras motor e hotel
MOTEL
Indentificava o novo tipo de empreendimento de hospedagem desenvolvido para atender às necessidades desses viajantes.

Nos EUA durante as décadas de 1920 e 1930, os automóveis com preços acessíveis à classe média proporcionaram a expansão de um segmento do mercado de hospedagem.
Os primeiros motéis eram um conjunto de cabines separadas denominadas auto courts ou cabines turísticas.



O pioneiro foi o Motel Inn, em San Luiz Obispo, na Califórnia aberto pela cadeia de hotéis Hamilton, em dezembro de 1925.


Segundo Domingos nos os meados do século 20, havia cerca de 10.000 motéis nos EUA e em 1961 o número desses estabelecimentos havia subido para cerca de 60.000.

Europa

A Europa teve seu auge na década de 70 e possuía forte apoio das companhias petroleiras ou postos de gasolina como a ESSO que construiu 14 motéis em 5 países.

Japão
Este tipo de estabelecimento também existe no Japão e como era de se esperar deles a criatividade é grande.
Os “hotéis do amor” japoneses muitas vezes não possuem placas e cartazes como os brasileiros, pois o anonimato é considerado muito importante.

Austrália
Os motéis são os mais populares dentre a população de classe média. São muito usados por empresários, representantes comerciais e pessoas que estão a passeio pela cidade.
O motel na Austrália são estabelecimentos usados por muitas famílias inclusive com crianças, para passar férias escolares. Não possuem serviços de atendimento ao quarto, exceto faxina diária e troca de roupas de cama, mas possuem estacionamento interno para o carro.

Brasil
Os primeiros motéis brasileiros tinham a mesma finalidade que os americanos e os europeus, tinha o objetivo de atender o viajante rodoviário.
Com o passar do tempo criou-se uma nova estrutura física, passou por mudanças estratégicas radicais como:
Ø UH’s com garagem interna;
Ø Cama de casal em todos os apartamentos;
ØDecoração mais suntuosa e estimulante;
ØBaquetas passa pratos;
O primeiro motel em São Paulo (Playboy) foi inaugurado em 1968 pelo espanhol Cervante Fernandez Dávila (Pepé) em Itaquaquecetuba. Porém logo que surgiu o Playboy teve que se transformar em um clube.
Na década de 1980 a polícia deixou de coibir a curta permanência. Na mesma época a nova lei de zoneamento, fez com que os motéis fossem relegados às estradas e marginais. Foi então que a Raposo Tavares ganhou o apelido de "a rodovia do amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário